Cidade do Som

Banda: DuSouto

Local: Natal / RN
HISTÓRICO

Paulo Souto (Baixo e voz), Gabriel Souto (DJ), Gustavo Lamartine (guitarra e voz), Joab Quental (bateria) e Júlio Castro (VJ) fazem um show interativo, com música e vídeo, que lhes valeu participações em importantes festivais do Brasil como as edições de 2005 e 2006 do MADA – que acontece todo ano na cidade ”Natal” da banda, o FENARTE 2006 – em João Pessoa – e o REC BEAT 2006 – Recife – sempre com excelente repercussão na imprensa e com o público.

----

Influenciado pela música eletrônica, o Dusouto surge em 2003, com muita facilidade de produzir música caseira.  Os PCs disponibilizavam os programas de edição de áudio, e a galera se divertia: assim pintou o primeiro álbum, o homônimo DuSouto (2005), trabalho experimental, com pitadas regionais e jamaicanas que marcam a entrada do grupo no Circuito Nacional.


Lançado pelo selo carioca NIKITA, o material teve reconhecimento da crítica e uma boa aceitação do público, o que rendeu, no mesmo ano, participação com duas músicas na coletânea Busta Brasileira, lançada no Japão. Logo depois, em 2006, o trio integrou a trilha sonora do game FIFA Copa do Mundo (junto com Sérgio Mendes, Black Eyed Peas, Placebo e outras 31 bandas de 20 países diferentes) ; esteve no Programa do Jô em 2007 e vendeu direitos autorais de quatro músicas para a trilha das duas temporadas do primeiro seriado produzido pela FOX Filmes no Brasil, 9 Milímetros (2009/2010).


As músicas do segundo álbum, Malokero High Society (2009), deram uma identidade aos personagens “malokeiros”. A pegada ainda mais dançante, letras bem humoradas e irônicas, compostas de ragga, samba, drum'n'bass, trouxeram uma imagem ainda mais boêmia para a banda, que passou a ser uma das mais tocadas nas noites da capital Potiguar, e várias cidades da Paraíba.


A banda que inicialmente já contou com outros integrantes, é formada por Gabriel Souto, Gustavo Lamartine e Paulo Souto. O trio sempre compôs as letras, produziu e editou os discos, bem como os vídeo clipes.


Gabriel Souto [cavaquinho, sanfona, escaleta, back vocal, programações, samplers e synths], também é produtor musical. Foi responsável pela gravação, masterização e mixagem dos álbuns Malokero High Society, Cretino, do EP “De volta para Babilônia, e já possui no curriculum grandes produções de álbuns de artistas como Luiz Gadelha, Luisa & Os Alquimistas (2015), Simona Talma, Pheel Balliana (Itália - 2015),  ngela Castro, Skarimbó e outros. Atualmente é um dos maiores produtores musicais do RN. 

Gustavo Lamartine [guitarras, violões, voz e back vocal] e Paulo Souto [baixos, voz e back vocal] integram o General Junkie, grupo que fez história em Natal, sendo uma das primeiras bandas de rock clássico (1993; anteriormente General Lee 1990 – 1993). O grupo deixou um disco intitulado General Junkie, e atualmente fazem shows pontuais revivendo o melhor do rock natalense.

O terceiro disco foi lançado em 2012: Cretino foi encabeçado pelo maior hit do grupo,“Cretino”, um ragga-xote-crossover capaz de balançar qualquer coisa que se mexa. O sucesso se deu também pelo vídeo clipe da música (163mil views), com os próprios integrantes assinando a produção.. O disco ainda conta com outro sucesso, “O cerular”, que tem uma influência da guitarrada de Belém do Pará e muito reggaeton.

E é com essa miscelânea que a banda lançou em 2014 o EP "De volta para Babilônia". Carregado de drum'n'bass, samba e uma deliciosa influência do dub step, o trabalho traz novos hits como Preta minha treta e Babilônia nunca mais.

A versatilidade do DuSouto acentua a capacidade de adaptação que eles possuem, em 2012 o projeto “DuSouto Semi-acústico” mostrou que as composições poderiam ser apresentadas com outra formação, com alguns convidados de peso, a sacada deu muito certo. Outros projetos foram lançados, e hoje, a banda possui os shows: DuSouto no Samba (2014), DuSouto in Jazz (2015), Forró Souto (2015) e Acústico DuSouto (2016), todos com boa aceitação e ótimas críticas.

O DuSouto comemorou 10 anos de carreira em 2015, a contar do lançamento do primeiro álbum,  realizou uma turnê pelo sudeste do país e iniciou a produção do 4º álbum que será lançado em meados de 2016 com alguns projetos de captação e financiamento coletivo para viabilizar o lançamento e nova circulação. 

O DuSouto continua sendo uma das bandas mais tocadas nas noites de Natal, e com muita frequência é convidada para tocar na vizinha João Pessoa ( como dizemos: Jampa é uma mãe). Também passou pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Recife, Areia, Crato (dentre outras) e pelos paraísos de Pipa, São Miguel do Gostoso, Porto de Galinhos, Barra de Camaratuba e a maravilhosa Ilha de Fernando de Noronha. A banda ainda possui um histórico de festivais: RecBeat (PE), DoSol(RN), MADA (RN), Projeto Multiplicidade(RJ), Festival de Artes de Areia(PB), Festival Cine Camaratuba(PB), Mostra Sesc Cariri de Culturas(CE), Festival Mundo (PB), Festival da Música Potiguar (Mossoró/RN), I Festival da Cultura Cannábica de Pernambuco (PE), Tem Som Verão Natal, Carnaval Multicultural de Natal 2014 e 2015 e TEIA DA DIVERSIDADE 2014 (RN), Fifa Fan Fest 2014(RN), ENPROCULT (IFRN), IntéGrande (Campina Grande), Festival Móbile (João Pessoa), Virada Cultural Natal, Puxadinho da Praça (SP), Casa do Mancha (SP), Grito Rock (São Carlos – SP), Casa Fora do Eixo (SP), Warm Up DoSol ( Itaú Cultural – SP), Festival Radiola Clandestina (Bsb), 351 (Curitiba), 92 Graus (Curitiba), Festival Natal Tem Música,Passagem da Tocha Olímpica em Natal 2016, entre outros.

Recebeu alguns prêmios como:

Prêmio Hangar de Música 2010 –  •Melhor CD (MalokeroHigh Society) ;

                                                           •Melhor Banda do Ano.


Prêmio Hangar de Música 2012 - •Melhor Banda do Ano ;

                                                           •Melhor Música(Cretino);

                                                           •Melhor vídeo clipe (Cretino).


Prémio Hangar de Música 2014 -              •Melhor banda do ano.


MÍDIAS

FOTOS

VÍDEOS

ÁLBUNS

DuSouto no Samba - 2005
Malokero High Society - 2009
Cretino - 2012
De Volta Para Babilônia (EP) - 2014
AGENDA
30 Set
Agenda
MADA
NOTÍCIAS